SEU CACHORRO ESTÁ DESTRUINDO OBJETOS EM CASA?
- Alegria Canina
- 1 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de jun. de 2024
Saiba o que fazer para corrigir esse comportamento
Roer objetos é um comportamento natural, instintivo e, até mesmo, necessário para os cães (sim, necessário!). Nos ambientes selvagens, os cães recorrem a galhos de árvores, ossos e, até mesmo, pedregulhos, para essa finalidade.
Os cães domésticos, por sua vez, encontram nas nossas casas um leque de opções variadas (e, geralmente, inadequadas) para roer. E lá se vão sapatos, móveis, fios e outros.
Uma opção inadequada muito adorada pelos pets são os sapatos humanos! Eles têm um cheirinho característico (vulgo chulé rs) bastante apreciado pelos cães e, além disso, apresentam uma textura interessante e tamanho favorável para brincar (isso na perspectiva do doguinho, claro rs). Quando disponíveis, costumam ser a primeira vítima dos dentinhos do peludo.
O ato de roer auxilia na limpeza dental e propicia uma sensação relaxamento ao seu pet, colaborando para o bem estar e saúde global do peludo. Mas, quando mal direcionado, esse comportamento canino causa dores de cabeça para muitos tutores (o que, infelizmente, você já deve saber, né?).
A boa notícia é que a solução pode ser mais simples do que você imagina!
Corrigir esse comportamento problemático requer um redirecionamento do interesse do seu pet e isso pode ser feito, basicamente, disponibilizando mordedores adequados para ele roer.
Os petiscos naturais, como as vísceras desidratadas, são uma excelente opção. Esse tipo de produto é facilmente encontrado em lojas especializadas, e conta com apresentações variadas e preços acessíveis. Geralmente, os pets gostam bastante e passam vááários minutos roendo o petisco! #apaznocoraçãodotutorvem
Veja só a concentração dessa cachorrinha roendo um pedaço de bexiga bovina desidratada:
Os detalhes do produto que aparece no vídeo estão no link abaixo:
Uma outra opção interessante são os cascos, chifres bovinos e mordedores de madeira de café, que também costumam ser acessíveis e agradam bastante os cães.
Veja aqui algumas opções desse tipo de produto:
Os mordedores de nylon também são ótimas opções, e existem marcas de qualidade premium, como por exemplo a Bene Bone, que utilizam aromas especiais como bacon, madeira e outros cheirinhos que os pets amam na composição. Nesse caso, os preços costumam ser mais caros mas, em contrapartida, os mordedores são bastante resistentes e duráveis. Eu mesma comprei um desses para minha cachorrinha, há mais de um ano, e, até hoje, ela brinca com o mimo.
No link abaixo você pode ver os detalhes desse tipo de produto:
Alertas importantes!
Mordedores naturais devem ser oferecidos, somente mediante supervisão, especialmente quando o cão ainda não está familiarizado com esse tipo de produto. Escolha um momento calmo para oferecer o mimo e fique ao lado do seu cachorro para evitar que ele engula algum pedaço grande, acidentalmente, e venha a engasgar.
Evite mordedores de plástico frágil. A probabilidade de o cão engolir pedaços grandes e sofrer alguma obstrução no trato digestivo é significativa.
Também evite os ossos de couro bovino branco. Eles possuem corantes e conservantes químicos que podem fazer mal ao pet.
Não ofereça ossos cozidos ao seu cão. O processo de cozimento altera a textura dos ossos, possibilitando que se formem pontas afiadas, que podem causar lesões nas mucosas e no trato digestivo do pet.
Ficou alguma dúvida? Me fala aqui que irei responder com o maior carinho😊
Comenta aí, já pegou seu cachorro quando está destruindo objetos em casa? rs
😊